EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA. A leitura dos textos deste livro revela que eles foram produzidos por motivações variadas e em circunstâncias diversas. E que, apesar desta variedade, existe um fio, ora mais tênue ora mais denso, que os liga em suas diferenças: a formação humana e a formação profissional a partir da experiência vivida por professores e estudantes envolvidos com os processos de formação de educadores.
O fio que interliga estes temas, que parecem fazer parte dos mais intensos sentimentos e raciocínios que mobilizam os educadores e professores de todos os níveis e modalidades de ensino em qualquer lugar do universo, está urdido por um conjunto de valores entres os quais destacamos: inclusão social, participação política, conhecimento sistemático e saberes da experiência, identidades socioculturais, criatividade, razão e emoção. Reflexões originadas do compromisso surgido das práticas, estes textos merecem ser lidos como ponto de partida no trabalho de autoconstrução do leitor. Em EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA temos reflexões originadas do compromisso surgido das práticas, estes textos merecem ser lidos como ponto de partida no trabalho de autoconstrução do leitor.