Avaliação Curricular e Identidade Docente é um estudo fruto da pesquisa para o mestrado em educação no período 2008 a 2010, no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Constituíram-se objetivos deste trabalho compreender como ocorre a contribuição e a influência do novo currículo na construção da identidade docente dos licenciandos em geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, Ceará; avaliar o novo currículo com base na percepção do licenciando do curso retrocitado e analisar a relação entre o currículo prescritivo, perceptivo e em ação na construção da identidade docente. Resultados evidenciaram que o currículo do curso supracitado contribuiu parcialmente na construção da identidade docente, pois realizaram-se mudanças prescritivas, conforme demanda das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Professor na Educação Básica, porém na ação emergiram entraves como a interação docente-licenciando, resistência de alguns docentes e licenciandos à nova proposta curricular, ausência de articulação entre as disciplinas. Essas questões apontam desafios para a educação superior, no sentido de se repensar a formação inicial de professores para a educação básica. Assim, sugere-se este livro para gestores, docentes, licenciandos e futuros professores.